Promover a ressurreição

Publicado: maio 8, 2011 em Filosofia, Religião, Sociedade
Tags:, , ,

Hoje pensei em escrever algo sobre a maravilha do Tempo Pascal*, mas encontrei um texto De S. João Crisóstomo tão lindo e profundo que abdiquei do meu direito de redigir um comentário.

“De que serve ornar de vasos de ouro a mesa do Cristo, se ele mesmo morre de fome? Começa por alimentá-lo quando está faminto, e então poderás decorar sua mesa com o supérfluo. Dize-me: se, vendo alguém privado do sustento indispensável, o deixasses em jejum e fosses enfeitar sua mesa com vasos de ouro, achas que ele te seria agradecido? Ou não ficaria indignado? Ou ainda, se vendo-se vestido de andrajos e trêmulo de frio, o deixasses sem roupa para erigir-lhe monumentos de ouro, pretendendo assim honrá-lo, não diria ele que estarias zombando dele com a mais refinada ironia?

Confessa a ti mesmo que ages assim com o Cristo, quando ele é peregrino, estrangeiro e está sem abrigo, e tu, em lugar de recebê-lo, decoras os pavimentos, as paredes e os capitéis das colunas. Suspendes candelabros com correntes de prata, e quando ele ele está acorrentado, não vais consolá-lo. Não digo isto para reprovar esses ornamentos, mas afirmo que é necessário fazer uma coisa sem omitir a outra; ou melhor, que se deve começar por esta, isto é, por socorrer o pobre.”

No final do século IV o bispo João Crisóstomo (boca de ouro) já compreendia a necessidade de servir a Cristo nos mais pobres. Viver a Páscoa de verdade é promover a ressurreição.


* Tempo Pascal: Período cinquenta dias após a Páscoa em que a Igreja Católica medita e festeja o mistério da ressurreição. Encerra-se com o Pentecostes, celebração da vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, início da missão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s