Nascemos pelados

Publicado: maio 2, 2011 em Comportamento, Filosofia, Sociedade
Tags:, ,

Roupas, sapatos, jóias, carros, casas e tantas outras coisas nos revestem e revelam o que somos. O que somos? A casca é a laranja? Não. Mas pela casca sabemos que trata-se de uma laranja, quase sempre. Se bem que as limas às vezes me confundem. Mas continuamos sem saber se trata-se de uma laranja doce ou de um limão com mania de grandeza.

Sim, as coisas que nos revestem revelam muito de nós. Nos classificam como membros de um determinado grupo. Fazem conhecer à primeira vista algo do que temos a oferecer. O aparente é o nosso cartão de visitas. Quem corre de um homem trajando terno italiano e com belos sapatos? A bela casca do amedoim nos faz confiar que trata-se de um bom petisco.

Como saber se a laranja é doce ou azeda? Eu consigo perceber pelo cheiro, mas isso requer algum treino. É preciso atravessar a casca. Provar do interior da fruta. Sentir o seu sabor. Ver além da capa que reveste. Atravessar as barreiras.

Para chegar a conhecer o verdadeiro sabor das pessoas é necessário provar suas essências, penetrar em suas cavernas interiores, chegar a ver a pessoa por trás das coisas. Sim, porque nascemos pelados, somos nús. O resto é cultura e aprendizado, penduricalhos que nos colocamos por sermos seres sociais. Por estes penduricalhos nos comunicamos, nos inserimos, somos aceitos.

Há de se cuidar para que estas coisas comuniquem o que somos e não nos suprimam, podando o nosso ser em função do parecer. É a autenticidade que faz cada um ser exatamente o que é. Inserido num grupo, idenfiacado nele, mas sempre singular em seu ser o que é.

Vamos usar das coisas para comunicar quem somos. Sem jamais ser usados pelas coisas para parecer o que esperam de nós.

Anúncios
comentários
  1. Karl disse:

    Para despir-se ante os outros faz-se necessário não preocupar-se em impressionar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s